terça-feira, 17 de abril de 2012

# Código 560




Quer seja em tempo de crise ou não, o desenvolvimento de marcas nacionais é um elemento determinante para criação de valor acrescentado e consequente fomentação da nossa economia. 

Certo. Contudo, é típico do Português elogiar os produtos estrangeiros sem, no entanto pensar que se calhar temos um produto de qualidade superior ou igual. Não é difícil admirar os atributos, a qualidade, a imagem, garantia, confiança e antiguidade das nossas marcas. E a inovação de outras. 

Na hora de escolher, é fácil tomar a atitude correcta. Para além dos indicados com o slogan "Compro o que é nosso" pode-se verificar que os produtos feitos em território nacional ou com forte componente de fabrico nacional apresentam no início do código de barras os números 560. Sim, há várias formas de contornar esta questão, há empresas que trazem componentes de outros países para serem montados em Portugal. Mas são produtos fabricados em Portugal por marcas nacionais, multinacionais ou mesmo internacionais, com mão de obra nacional, que contribuem superiormente para o nossa economia e para o emprego no nosso país.

O primeiro passo, por mais pequeno que seja é o fundamental. Se não formos nós os primeiros a utilizar os nossos produtos como podemos querer que outros os conheçam. Devemos ser os principais embaixadores das nossas marcas, da nossa cultura e da nossa língua. Não podemos ficar à espera do Governo, ou a criticar o que poderia ser feito. 

É necessário criar um novo estado de espírito e todos nós sabemos que, quando estimulado, o orgulho Português responde, de forma surpreendente aos desafios lançados.

Eu... prometo dar o exemplo e sugestões muito em breve! 

Sem comentários:

Enviar um comentário